3.03.2016

the best pasta you'll ever eat



Provavelmente devem estar a pensar que o titulo deste post é um bocado exagerado – mas não é!! Na minha opinião, esta é sem sombra de dúvidas a melhor pasta que já comi! A combinação das ervilhas, com o manjericão, o limão e o iogurte, fazem com que esta receita de carbonara light seja verdadeiramente heaven in a plate.

A receita é do último livro do Jamie Oliver, “Receitas Saudáveis”, que foi dos melhores presentes que recebi no Natal passado. O livro é de uma pessoa se babar do início ao fim só de olhar para as imagens, tal como basicamente todas as receitas que ele faz (sim, confesso que adorava ter o Jamie todos os dias a cozinhar para mim!). E do que experimentei, esta foi a melhor sem dúvida, mas o livro vale imenso a pena para quem quer seguir um estilo de vida mais saudável.



Ingredientes:
para 1 pessoa
  • 100g de ervilhas
  • 1 dente de alho pequeno
  • Sumo de ½ limão
  • 8-10 cajus sem sal
  • 18-20 folhas de manjericão
  • 10g de queijo parmesão
  • 50g de iogurte natural
  • 1 ovo pequeno
  • 70-80g de esparguete (de preferência integral, de espelta, etc.)
  • 2 fatias de presunto
  • Sal qb

Comecem por colocar um tacho com água ao lume. Quando ferver, coloquem as ervilhas e cozam durante 2-3 minutos apenas. Ao fim desse tempo retirem as ervilhas com uma escumadeira e coloquem a massa para cozer.

Entretanto, torrem ligeiramente os cajus numa frigideira e em seguida triturem-nos numa trituradora. Adicionem o alho, o sumo de limão, o manjericão, o queijo parmesão e umas pedras de sal, e triturem tudo até obter uma mistura homogénea. Juntem as ervilhas e triturem muito levemente para não as desfazerem completamente e darem alguma textura ao vosso prato.

Para o presunto crocante, basta colocarem as duas fatias num prato entre duas folhas de papel absorvente e levarem ao micro-ondas durante cerca de dois minutos. Quando retirarem e arrefecer, o presunto está crocante e é só partir grosseiramente com as mãos.

Em seguida, coloquem cerca de ¾ da mistura das ervilhas numa frigideira para aquecer e quando a massa estiver al dente escorram-na mas reservem cerca de uma chávena de água da cozedura. Coloquem a massa diretamente na frigideira, envolvam-na na mistura e adicionem um pouco de água da cozedura da massa para deslaçar, caso necessário.

Batam o ovo com o iogurte e depois de apagarem o fogão (muito importante) misturem na massa e envolvam tudo muito bem. Sirvam com a restante mistura, o presunto crocante e mais um pouco de parmesão ralado. Bom apetite!

                                                                             | na receita original, e caso o prefiram fazer dessa maneira, o Jamie Oliver utiliza amêndoa em vez de cajus e bacon em vez de presunto |

4 comments:

  1. QUE BOM ASPECTO! Vou experimentar :p Isto parece tão bom!

    Jiji

    ReplyDelete
  2. É mesmo muito bom Joana, se experimentares depois diz-me como correu!

    Beijinho,
    Inês

    ReplyDelete
  3. Acabei de descobrir o teu blogue e conquistaste-me com esta receita. Já a anotei e não passa desta semana: vou experimentá-la! É tão simples e com ingredientes tão acessíveis! Adoro o Jamie mas ainda não tenho o último livro - só recentemente comprei o Poupe com Jamie, que saiu antes desse e também é excelente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom Ana, ainda bem que gostaste! Quando experimentares quero saber como correu, espero que fiques tão apaixonada quanto eu fiquei!

      Beijinho,
      Inês

      Delete