4.26.2016

magret de pato com molho de amoras


Para quem vê programas de culinária, magret de pato é sempre aquele prato bastante polémico porque é sempre cozinhado a mais ou a menos. Para mim, a cozinha parte muito do improviso e do nosso instinto para perceber se algo está cozinhado ou não – tanto que para mim, o maior desafio de fazer um blog de receitas foi (e continua a ser) sem dúvida o facto de ter de começar a medir as coisas para vos poder dar medidas certas.

Isto tudo para dizer que a primeira vez que fiz peito de pato estava um bocado em pânico por achar que iria arruinar completamente a carne. Não sei se foi sorte, ou se realmente tenho mesmo jeito para a coisa (modéstia à parte), mas a verdade é que sempre me correu bem – nunca contei o tempo nem segui receitas à risca, e a verdade é que sempre consegui que a carne ficasse no ponto. E desta vez não foi exceção (se bem que tive de medir o tempo para vos dar claro) – um peito de pato no ponto e com um molho de amoras delicioso, inspirado numa receita da Joana Limão, do blog Lemonaid. Uma receita que podem cozinhar para a família ou amigos e fazerem um verdadeiro brilharete!



Ingredientes:
                para 1 pessoa
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 mão cheia de amoras
  • 1 peito de pato
  • Sal q.b.

Comecem por misturar os quatro primeiros ingredientes numa taça. Em seguida façam alguns cortes na pele do pato paralelamente e depois no sentido oposto, de forma a criarem uma espécie de quadrados/losangos na pele. Coloquem o pato a marinar no molho durante pelo menos 10 minutos.

Passado esse tempo, coloquem uma frigideira antiaderente em lume médio/baixo e sem deixarem aquecer demasiado, coloquem o peito de pato com a pele virada para baixo. Deixem cozinhar durante cerca de 10 minutos, retirando a gordura em excesso com uma colher. Em seguida, virem o peito de pato e deixem cozinhar durante cerca de mais 10 minutos – nos primeiros 7/8 minutos tapei a frigideira e depois retirei para acabar de cozinhar.

O tempo de cozedura pode variar muito de fogão para fogão e dependendo do tamanho do peito de pato (sendo que o meu era bastante grande), o objetivo é que fique mal passado, mas se preferirem mais cozinhada podem colocar o peito de pato no forno durante uns minutos.

Retirem da frigideira, temperem com umas pedrinhas de sal e deixem repousar durante uns cinco minutos antes de cortarem. Na mesma frigideira, coloquem o molho da marinada e as amoras, esmagando-as ligeiramente com uma colher de pau. Deixem reduzir até o molho ficar mais ou menos espesso, cortem o pato em fatias (convém ser com uma faca bastante afiada) e sirvam com o molho.

Eu acompanhei com uma salada de rabanetes, cenoura e rúcula, mas podem acompanhar com variadíssimas coisas – por exemplo, com um risotto de laranja (sem queijo), fica igualmente delicioso. E bom apetite!

1 comment:

  1. Ai rapariga. Eu tenho que parar de vir ao teu blog, babo-me demais! :p

    Jiji

    ReplyDelete